PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã: líder supremo felicita e dá sinal verde a acordo nuclear

Acordo interino sobre o programa nuclear iraniano foi alcançado na madrugada deste domingo

24 nov 2013 - 09h54
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O L&iacute;der Supremo do Ir&atilde;, o aiatol&aacute; Ali Khamenei, em imagem de arquivo de 2011</p>
O Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, em imagem de arquivo de 2011
Foto: Leader / Reuters

O líder supremo da República Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, felicitou neste domingo o governo liderado pelo presidente Hassan Rouhani pelo acordo nuclear alcançado nesta madrugada em Genebra e deu sinal verde para a negociação continuar.

Em resposta a uma carta na qual Rouhani lhe comunicava o pacto, Khamenei lhe enviou outra na qual afirmava que corresponde "o apreço e o agradecimento à equipe negociadora nuclear e a outros responsáveis" que discursaram para conseguir o histórico acordo com o Grupo 5+1 (EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha).

O líder supremo atribuiu "à generosidade de Alá, à reza e ao apoio do povo do Irã" um acordo que definiu como "um sucesso". Khamenei também estimulou o Executivo para que o pacto alcançado na cidade suíça "seja a base das seguintes medidas" que deverão ser tomadas "com inteligência".

Nas negociações que seguirão para conseguir um acordo definitivo, a equipe negociadora deve se guiar pela "resistência diante dos excessos", disse o líder, o que pode ser interpretado como uma indicação de que os negociadores, liderados pelo ministro das Relações Exteriores Mohammed Yavad Zarif, devem pôr freio às demandas da comunidade internacional de que o Irã suspenda seu programa nuclear.

Por sua vez, Rouhani afirmou neste domingo que o acordo "reconhece os direitos nucleares" do país ao permitir a continuidade do enriquecimento de urânio. Segundo ele, as atividades de enriquecimento continuarão da mesma forma que eram feitas antes.

Ele disse em declaração veiculada pela rede de televisão estatal que as negociações sobre "um amplo acordo terão efeito imediato" e que o Irã tem grande desejo de que ele se inicie rapidamente. O presidente também disse que o sucesso das conversas devem-se às diretrizes dadas pelo aiatolá Khamenei.

Teerã selou nesta madrugada com o Grupo 5+1 um acordo histórico que congelará seu programa nuclear durante seis meses enquanto se continuar negociando um pacto definitivo. A República Islâmica deverá parar o enriquecimento de urânio acima de 5% e diluir as reservas existentes, de cerca de 200 quilos, a 20%.

O país também não aumentará as reservas de urânio enriquecido a 3,5% e, além disso, se submeterá a controles sem precedentes por parte dos analistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Em troca, o Irã poderá repatriar US$ 4,2 bilhões procedentes das exportações de petróleo bloqueados em bancos estrangeiros e poderá obter US$ 1,5 bilhão por exportações de produtos petroquímicos e automotivos.

Com informações da agência Reuters

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/especial-ira/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/especial-ira/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;O que esperar de um pa&amp;amp;iacute;s frequentemente associado ao extremismo religioso, fechado em torno do manto da Revolu&amp;amp;ccedil;&amp;amp;atilde;o Isl&amp;amp;acirc;mica e governado por um regime teocr&amp;amp;aacute;tico conhecido por suas pr&amp;amp;aacute;ticas que ferem grande parte dos princ&amp;amp;iacute;pios ocidentais de igualdade, liberdade, democracia e direitos humanos? Conhe&amp;amp;ccedil;a o outro lado do Ir&amp;amp;atilde;&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade