PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ashton e chanceler iraniano confirmam acordo sobre programa nuclear

24 nov 2013 - 00h29
(atualizado às 01h41)
Compartilhar
Exibir comentários
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, confirmou o acordo sobre o programa nuclear iraniano
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, confirmou o acordo sobre o programa nuclear iraniano
Foto: Reuters

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, confirmaram no início da madrugada deste domingo na capital suíça que o G5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China mais Alemanha) fechou um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear.

"Temos um acordo", escreveu no Twitter o ministro iraniano e o porta-voz de Ashton, Michael Mann.

Os máximos responsáveis das Relações Exteriores das seis potências viajaram para Genebra em outra nova rodada de negociações que se estendeu até altas horas da madrugada por causa dos detalhes mais delicados.

O vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse quase no final do dia que 98% do acordo estava fechado, mas também reconheceu que os "assuntos restantes são difíceis e precisavam da tomada de importantes decisões".

Diversas fontes, incluindo iranianas, confirmaram que o último tema importante de divergência estava relacionado com o funcionamento do reator nuclear de Arak (noroeste do Irã), que está em construção e poderia produzir plutônio, elemento capaz de substituir o urânio enriquecido na fabricação de uma bomba atômica.

Além disso, outro ponto fundamental tinha a ver com as medidas que o Irã terá que tomar para garantir a natureza pacífica de seu programa nuclear, com uma ênfase particular no enriquecimento de urânio a 20%.

O Ministério das Relações Exteriores da Suíça, que atuou como país anfitrião destas negociações, convocou os jornalistas para uma entrevista coletiva com os ministros que participaram deste processo na sede da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade