PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã e grandes potências negociam em busca de solução à crise nuclear

6 abr 2013 - 08h43
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã e as grandes potências retomaram neste sábado no Cazaquistão o segundo e último dia das complexas negociações sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Depois da falta de avanços concretos na sexta-feira, após seis horas de diálogo, os países do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha, além da Alemanha) e o Irã decidiram prosseguir com as conversações neste sábado em Almaty, a principal cidade do Cazaquistão, para tentar aproximar posições.

Antes da sessão plenária de sábado, a representante da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que dirige as negociações pelo lado do grupo 5+1, e o coordenador dos negociadores iranianos, Said Jalili, participaram em um encontro bilateral.

"Abordaram o estado das últimas negociações e os diferentes pontos de vista", declarou uma fonte iraniana.

"Também conversaram sobre como progredir no diálogo", completou.

O Irã insiste no reconhecimento internacional de seu direito de enriquecer urânio, um ponto no qual o grupo 5+1 exige concessões de Teerã.

As grandes potências querem o fechamento da central de enriquecimento de Fordo, considerada a única do país a salvo de um eventual ataque militar, e que envia ao exterior as reservas de urânio enriquecido a 20%.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade