PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo turco está disposto a realizar referendo sobre reformas em Istambul

12 jun 2013 - 15h54
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu nesta quarta-feira a realização de um referendo para determinar o futuro do parque Gezi, motivo dos protestos que há duas semanas convulsionam em Istambul. O anúncio foi feito por Hüseyin Çelik, porta-voz do governamental Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), após a reunião entre o premiê e vários artistas e intelectuais da Plataforma Taksim, representante dos manifestantes.

"Nós poderemos submeter esta questão a uma votação popular em Istambul (...) na democracia, apenas a vontade do povo interessa", declarou em Çelik, que também é vice-premiê, em Ancara. Ele também pediu mais uma vez às centenas de manifestantes que ainda estão no parque localizado ao lado da praça Taksim que deixem o local "o mais rápido possível".

"O Parque Gezi deve ser evacuado o mais rápido possível. Não podemos aceitar que estas manifestações continuem eternamente", disse. "A vida deve retornar à normalidade no Parque Gezi (...) acredito que após este gesto de boa vontade (eventual referendo), os jovens decidam deixar o Parque Gezi", insistiu o vice-primeiro-ministro.

A polícia agiu brutalmente em 31 de maio para expulsar os manifestantes reunidos no parque que, segundo o projeto de remodelação da Praça Taksim, deverá ser destruído. O projeto provocou o início de um movimento de contestação contra o governo que se espalhou por todo o país e já dura duas semanas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade