Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Combates entre jihadistas e rebeldes na Síria deixam 697 mortos em 9 dias

12 jan 2014 - 13h08
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem divulgada pela agência de notícias da Síria mostra ruínas de escola atingida por bomba na província de Hama
Imagem divulgada pela agência de notícias da Síria mostra ruínas de escola atingida por bomba na província de Hama
Foto: AP

Um total de 697 pessoas morreram em nove dias de combates na Síria entre brigadas insurgentes e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ligado à rede terrorista Al Qaeda, segundo a apuração de vítimas divulgada neste domingo pela ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Este grupo especificou em comunicado que os confrontos aconteceram nas províncias de Idlib, Aleppo e Al Raqa, no norte do país; em Homs e Hama, no centro; e em Deir ez Zor, no leste. Do total de mortos, 100 eram civis, 351 eram combatentes das brigadas rebeldes, em sua maioria islamitas, e 246 do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil, na sigla em inglês).

Segundo o Observatório, os jihadistas executaram 21 civis em um hospital de Aleppo e 32 rebeldes em várias províncias, que estão incluídas na apuração final. Este grupo, com base em Londres e que tem uma ampla rede de ativistas na Síria, informou que é desconhecido o paradeiro de centenas de combatentes dos dois lados dos confrontos.

Os enfrentamentos começaram no último dia 3 entre uma aliança de grupos rebeldes e o ISIL no norte do país. A Frente al Nusra, que está também ligada à Al Qaeda, mas mantém certa rivalidade com o ISIL, propôs no último dia 7 um plano para acabar com os confrontos, que inclui um cessar-fogo e uma troca de prisioneiros.

Em novembro, o líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, insistiu que a Frente al Nusra é a única filial na Síria de seu grupo terrorista, e delimitou a atividade do ISIL ao território iraquiano.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade