PUBLICIDADE

Oriente Médio

Casa Branca confirma que Obama receberá Netanyahu dia 3 de março

A situação no Irã e as negociações de paz entre israelenses e palestinos serão alguns dos assuntos em pauta

12 fev 2014 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca confirmou nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no próximo dia 3 de março para falar da situação no Irã e das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

<p>Obama recebeu Netanyahu na Casa Branca em setembro de 2013, pouco depois do presidente americano conversar por telefone com o presidente iraniano pela primeira vez</p>
Obama recebeu Netanyahu na Casa Branca em setembro de 2013, pouco depois do presidente americano conversar por telefone com o presidente iraniano pela primeira vez
Foto: AFP

O porta-voz de Netanyahu, Ophir Gendelman, já tinha antecipado esta semana a informação sobre a viagem do primeiro-ministro israelense a Washington.

Obama espera abordar com Netanyahu o "progresso" nas negociações de paz entre israelenses e palestinos, a situação no Irã e "outras prioridades regionais", detalhou a Casa Branca.

A visita de Netanyahu a Washington "é uma demonstração dos laços profundos e duráveis entre Estados Unidos e Israel, e de nossas estreitas consultas sobre uma série de questões de segurança", acrescentou o comunicado.

Segundo o jornal israelense Yedioth Ahronoth, Netanyahu viajará para Washington acompanhado por sua esposa, Sara, e deve se reunir também com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e com membros do Congresso.

O governo americano, e em particular Kerry, teve um papel fundamental na retomada, ano passado, das conversas diretas de paz entre israelenses e palestinos.

O último encontro entre Obama e Netanyahu aconteceu em Washington em setembro de 2013, pouco depois de o líder americano conversar por telefone pela primeira vez com o presidente iraniano, Hassan Rohani.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade