PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cameron diz que não deve desculpas a Obama por derrota sobre Síria

30 ago 2013 - 08h07
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta sexta-feira que lamenta a recusa do Parlamento britânico em apoiar uma ação militar na Síria, mas que espera que o presidente dos EUA, Barack Obama, entenda a necessidade de ouvir os desejos do povo. 

"Acho que o público americano, o povo americano e o presidente Barack Obama vão entender", disse Cameron, poucas horas após o Parlamento ter rejeitado uma moção do governo pedindo autorização para uma ação militar na Síria.

"Eu não falei com ele (Obama) desde o debate e a votação, mas espero falar com ele nos próximos dias. Não acho que seja uma questão de ter que pedir desculpas", disse Cameron, em entrevista veiculada nos canais de televisão britânicos.

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

O Parlamento britânico rejeitou ontem por uma estreita margem de 13 votos (285-272) uma moção do governo que propunha lançar um ataque "legal e proporcional" contra a Síria, o que fecha a porta a uma ação militar britânica contra o país.

Apesar de sua derrota, Cameron assegurou que o Reino Unido está "profundamente comprometido" com a participação na esfera internacional contra o "tabu" do uso de armas químicas na Síria, em organizações como a ONU e a Otan.

Mas Cameron voltou a confirmar que o Reino Unido não participará de uma intervenção militar contra a Síria devido ao veto parlamentar, como já fez ontem à noite logo após saber o resultado da votação. "Isso não ocorrerá porque o Parlamento britânico refletiu o grande ceticismo da população britânica sobre qualquer envolvimento no Oriente Médio e eu o entendi", apontou Cameron.

Com informações das agências AFP e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade