PUBLICIDADE

Oriente Médio

Barack Obama promete por à prova vontade de diálogo do Irã

17 set 2013 - 21h52
(atualizado em 18/9/2013 às 00h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira "por o novo presidente do Irã, Hassan Rohani, à prova", depois que o iraniano deu sinais de estar pronto para um novo diálogo com o Ocidente.

Dias depois de ter revelado que ele e Rohani trocaram correspondências, Obama afirmou, porém, que o Irã terá de mostrar sua seriedade, concordando em não transformar a energia nuclear em armas. "Aqui, há uma oportunidade para a diplomacia", disse Obama, em entrevista à emissora Telemundo.

"Espero que os iranianos aproveitem essa oportunidade. Há indícios de que Rohani, o novo presidente, é alguém que está buscando abrir o diálogo com o Ocidente e com os Estados Unidos, de uma forma que não vimos no passado", acrescentou. "Assim, temos de pô-lo à prova", disse Obama.

A esperança de que aconteça em breve uma nova rodada de diálogo entre Teerã e as potências mundiais foi reforçada nesta terça-feira por declarações do líder supremo iraniano aiatolá, Ali Khamenei.

Responsável pelo tema nuclear, Khamenei disse hoje que, às vezes, a flexibilidade é necessária na diplomacia. Em 11 de setembro passado, Rohani afirmou que contava com o apoio tácito de Khamenei para que haja "flexibilidade" nas conversas nucleares.

Rohani declarou que quer dissipar os temores ocidentais, mas que não renunciará ao objetivo iraniano de ter um programa nuclear independente.

Washington e seus aliados alegam que o programa nuclear iraniano busca se dotar de armas atômicas e que isso é inaceitável. Teerã nega a acusação.

Especula-se que Obama e Rohani possam marcar algum encontro informal na próxima semana, por ocasião da Assembleia Geral da ONU em Nova York. A Casa Branca disse que não há planos para esse encontro, embora não esteja descartado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade