PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assistente de líder do Estado Islâmico é morto no Iraque

10 nov 2014 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Abu Bakr al-Baghdadi</p>
Abu Bakr al-Baghdadi
Foto: AFP

Um assistente do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto em um ataque aéreo perto da cidade iraquiana de Falluja, relatou a televisão estatal do Iraque nesta segunda-feira.

O canal de TV identificou o homem como Abu Huthaifa al-Yamani, mas não disse quando o ataque aconteceu, nem deu mais detalhes. Não foi possível confirmar a morte de imediato, nem se Yamani era um auxiliar de Baghdadi.

“Não temos nenhuma informação para corroborar os relatos vindos do Iraque de que Baghdadi também foi morto ou ferido”, disse o coronel Steve Warren, porta-voz do Pentágono, a repórteres, reconhecendo as reportagens conflitantes da mídia local.

As descrições contraditórias surgiram na esteira de ataques aéreos dos Estados Unidos na noite de sexta-feira.

O Estado Islâmico, que tomou parte do norte iraquiano em junho sem enfrentar nenhuma oposição do Exército do país, declarou um califado nas porções do Iraque e da Síria que controla.

Falluja é um reduto do Estado Islâmico a oeste de Bagdá, na província de Anbar, coração do território sunita.

Os EUA e seus aliados lançaram uma série de ataques aéreos contra o Estado Islâmico ao longo do fim de semana, sendo 23 na Síria e 18 no Iraque, desde a sexta-feira, afirmou o Comando Central dos Estados Unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade