PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assembleia Geral da ONU analisará na 4ª a situação em Gaza

4 ago 2014 - 22h46
(atualizado às 22h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Palestinos carregam o corpo de uma mulher retirado dos escombros de uma casa que segundo testemunhas foi destruída em um bombardeio de Israel, na Faixa de Gaza</p>
Palestinos carregam o corpo de uma mulher retirado dos escombros de uma casa que segundo testemunhas foi destruída em um bombardeio de Israel, na Faixa de Gaza
Foto: Ibraheem Abu Mustafa / Reuters

A Assembleia Geral da ONU anunciou nesta segunda-feira que se reunirá na quarta-feira para analisar a situação em Gaza, em uma sessão especial que terá a participação de vários dos principais responsáveis das Nações Unidas.

Entre eles estarão a alta comissária para os Direitos Humanos, Navi Pillay; o enviado especial das Nações Unidas para o Oriente Médio, Robert Serry; e a coordenadora-adjunta de Ajuda de Emergência da ONU, Kyung-wha Kang.

Também participará o comissário geral da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), Pierre Krähenbühl.

O encontro, convocado hoje a pedido do grupo de países árabes, acontecerá na quarta-feira às 10h (local, 11h em Brasília), indicou em nota o presidente da Assembleia, John Ashe.

O órgão, que inclui os 193 membros das Nações Unidas, não abordou por enquanto a atual crise em Gaza, que foi discutida várias vezes no Conselho de Segurança, embora não tenha sido aprovada nenhuma resolução vinculativa sobre o conflito.

Por enquanto, os países árabes não indicaram se pretendem apresentar à Assembleia Geral a aprovação de algum documento na sessão da quarta-feira.

Nas últimas horas, a Jordânia circulou uma minuta de resolução do Conselho de Segurança, mas diante das dificuldades que poderia encontrar ali, também cabe a possibilidade de levá-la à Assembleia, onde as decisões não são vinculativas, mas também onde nenhum país tem poder de veto.

Israel X Hamas: compare o poder bélico  Israel X Hamas: compare o poder bélico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade