Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onda de calor avança na Itália, mas perderá força no sábado

18 grandes cidades estão em alerta vermelho nesta quinta-feira

3 jul 2025 - 08h58
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A intensa onda de calor que atinge a Itália há mais de uma semana, já associada a várias mortes no país, persiste nesta quinta-feira (3), mas pode perder força no fim de semana.

Menina se refresca do calor em fonte em Gênova, noroeste da Itália
Menina se refresca do calor em fonte em Gênova, noroeste da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Ministério da Saúde colocou 18 grandes cidades em alerta vermelho devido às altas temperaturas: Ancona, Bolonha, Bolzano, Brescia, Campobasso, Florença, Frosinone, Gênova, Latina, Milão, Palermo, Perugia, Rieti, Roma, Turim, Trieste, Verona e Viterbo.

O número subirá para 20 na sexta-feira (4), com a inclusão de Veneza e Pescara.

Nos municípios com "selo vermelho", o calor é tão intenso que representa uma ameaça até para pessoas saudáveis, e não apenas para grupos vulneráveis, como doentes e idosos.

Enquanto isso, o Ministério do Trabalho, sindicatos e associações patronais assinaram um protocolo de emergência para o calor na Itália, com o objetivo de evitar que trabalhadores exerçam atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia.

Além disso, as visitas a prontos-socorros aumentaram até 20% em todo o país devido à onda de calor, informou o presidente da Sociedade Italiana de Medicina de Urgência e Emergência (Simeu), Alessandro Riccardi, à ANSA.

O fenômeno é provocado por um anticiclone proveniente do continente africano, caracterizado por uma zona de alta pressão formada por uma massa de ar seco e quente que dificulta o surgimento de nuvens de chuva e a chegada de frentes frias.

O pico da onda de calor, que também atinge países como Espanha, França, Grécia e Portugal, deve acontecer nesta sexta-feira, enquanto o fim de semana pode registrar temporais por toda a Itália.

No sábado (5), o número de cidades em alerta vermelho cai de 20 para 15, com as saídas de Brescia, Milão, Turim, Veneza e Verona, todas no norte do país. No domingo (6), uma frente fria deve chegar à parte setentrional da península, com possibilidade de temperaturas abaixo da média.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade