PUBLICIDADE

Mundo

OMS continuará liderando combate global ao coronavírus, garante diretor-geral

19 mai 2020 - 11h44
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) continuará liderando a luta global contra a pandemia de coronavírus, que "ameaça rasgar o tecido da cooperação internacional", disse o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta terça-feira.

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva
28/02/2020 REUTERS/Denis Balibouse
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva 28/02/2020 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

O chefe da OMS agradeceu "os muitos Estados membros que expressaram seu apoio e sua solidariedade" durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde.

Ele saudou uma resolução da União Europeia, adotada por consenso pelos 194 Estados membros da OMS, que exige uma avaliação independente em relação à resposta internacional, "incluindo, entre outros, o desempenho da OMS".

"Queremos transparência mais do que qualquer um", disse Tedros. "Continuaremos fornecendo liderança estratégica para coordenar a resposta global" à pandemia.

Tedros não fez referência a uma ameaça do presidente Donald Trump, presente em uma carta publicada no Twitter pelo líder dos Estados Unidos na segunda-feira, sobre interromper permanentemente o financiamento e reavaliar sua filiação à OMS se a agência não se comprometer com melhorias dentro de 30 dias .

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade