PUBLICIDADE

Mundo

OMS alerta para 'taxas alarmantes' de casos de Covid na Europa

Segundo dados, infecções passaram de 300 mil na semana passada

17 set 2020 - 14h52
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta quinta-feira (17) sobre a situação da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Europa e disse que vê com muita preocupação as "taxas alarmantes" de casos registrados nas últimas semanas.

Segundo dados, infecções passaram de 300 mil na semana passada
Segundo dados, infecções passaram de 300 mil na semana passada
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Durante entrevista coletiva sobre os dados mais recentes da evolução da pandemia no continente, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, afirmou que os novos contágios diagnosticados na região na semana passada ultrapassaram os 300 mil.

"É uma situação gravíssima a que está ocorrendo na Europa, onde os novos casos semanais de coronavírus superaram os notificados quando a pandemia se manifestou pela primeira vez em março", explicou Segundo ele, "mais da metade dos países europeus registraram aumentos de mais de 10% nas últimas duas semanas. Desses, sete nações tiveram um aumento em mais de duas vezes".

Para Kluge, estes números representam uma "tendência alarmante" e "devem ser um alerta para todos". Ele apelou à "coerência regional" e pediu por uma ação coordenada, ressaltando que os países só deveriam diminuir o período padrão de quarentena de duas semanas caso fosse cientificamente justificado.

Apesar disso, o diretor regional da OMS informou que a Europa foi eficaz quando "pronta e resoluta, mas o vírus se mostrou ser implacável sempre que o partidarismo e a desinformação prevaleciam".

Desde o início da pandemia, a Europa registrou 4.893.614 casos e 226.524 mortes por Covid-19.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade