Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oceania

Novo primeiro-ministro australiano anuncia composição de seu Gabinete

20 set 2015 - 05h47
Compartilhar
Exibir comentários

O novo primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, anunciou neste domingo a composição de seu novo Gabinete, que inclui cinco mulheres, entre elas a primeira que se tornará ministra da Defesa do país.

"Hoje anuncio um governo do século XXI e ministros para o futuro", disse Turnbull em entrevista coletiva em Canberra, quase uma semana depois de tirar de Tony Abbott, a liderança do Partido Liberal, e assumir as rédeas do Executivo australiano.

O novo Gabinete, que tira seis dos ministros de Abbott, tem vários rostos novos, o que segundo explicou Turnbull responde a um processo de "renovação", que representa um dos "maiores desafios" de um líder.

O novo Gabinete de Turnbull, cujo principal enfoque será a economia do país, também terá Scott Morrison, antigo titular de Serviços Sociais como novo chefe do Tesouro.

Marise Payne, a nova titular da Defesa junto com Julie Bishop, que se mantém como ministra das Relações Exteriores, serão parte do comitê de Segurança Nacional do Gabinete.

As outras três mulheres do Gabinete são Kelly O'Dwyer, a nova titular de Pequenas Empresas e assistente do escritório do Tesouro, Susan Li que continua no comando do Ministério da Saúde e Michaelia+ Cash, que estará à frente da pasta de Emprego, Assuntos da Mulher e será também assistente do primeiro-ministro no que se refere ao Setor Público.

George Brandis manterá o posto de procurador-geral, um importante Ministério no que se refere à luta contra o terrorismo, e além disso assumirá o cargo de líder do Senado.

Peter Dutton seguirá no comando do Ministério de Imigração e Proteção de Fronteiras, que assume o cargo de assuntos como o apoio de refugiados ou a polêmica política para repelir navios com solicitantes de asilo e a detenção de imigrantes ilegais em terceiros países.

A pasta de Educação e Capacitação será dirigida por Simon Birmingham; enquanto Mitch Fifield será o novo ministro de Artes, que antes estava em mãos de Brandis.

Josh Frydenberg+ passará a ser assistente do escritório do Tesouro a titular de Recursos e Energia e do Norte da Austrália, enquanto Christopher Pyne, que era ministro da Educação será o novo titular de Indústria, Inovação e Ciências.

Por seu lado Jamie Briggs passará à frente do Ministério para as Cidades e Construção do Ambiente, criado recentemente, enquanto Greg Hunt se manterá no comando do Ministério do Ambiente; e Andrew Robb e Peter Dutton ficam com as pastas de Comércio e Imigração, respectivamente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade