PUBLICIDADE

Mundo

O que se sabe sobre acidente com helicóptero da comitiva do presidente do Irã

O Ministro do Interior do Irã informou que as equipes de resgate ainda tentam chegar ao local do acidente devido às difíceis condições climáticas.

19 mai 2024 - 12h15
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Helicóptero com presidente do Irã se envolve em acidente, afirma mídia estatal do país:

Um helicóptero que fazia parte do comboio que transportava o presidente do Irã se envolveu em um acidente, segundo informações divulgadas pela mídia estatal do país.

As reportagens da mídia iraniana dizem que o presidente Ebrahim Raisi estava a bordo de um helicóptero que precisou fazer um pouso forçado neste domingo (19/5).

O Ministro do Interior do Irã informou que as equipes de resgate ainda tentam chegar ao local do acidente devido às difíceis condições climáticas.

A condição das pessoas a bordo do helicóptero permanece desconhecido por enquanto, com relatos de que nenhum contato foi feito ainda.

Segundo a imprensa local, Raisi dirigia-se para a cidade de Tabriz, no noroeste do Irã, depois de regressar de um evento realizado na fronteira com o Azerbaijão, onde foram inauguradas as barragens de Qiz Qalasi e Khodaafarin.

Uma forte neblina dificulta as buscas no lugar onde se acredita que o helicóptero possa ter pousado, segundo um repórter da agência de notícias Fars.

Ebrahim Raisi participou de um evento na fronteira com o Azerbaijão
Ebrahim Raisi participou de um evento na fronteira com o Azerbaijão
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Ele informou que a visibilidade na área montanhosa e arborizada caiu para apenas cerca de cinco metros.

A área fica a cerca de 50 km ao norte de Tabriz.

Ahmad Alirezabeigi, deputado iraniano pela cidade de Tabriz, disse aos repórteres em Teerã que as equipes de resgate ainda não encontraram a localização do helicóptero que transportava o presidente.

O parlamentar disse que o helicóptero também transportava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian.

Ele acrescentou que os outros dois helicópteros do comboio pousaram com segurança.

Algumas imagens veiculadas na televisão estatal mostram fiéis orando pela saúde do presidente na cidade sagrada de Mashhad.

Quem é Ebrahim Raisi?

Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente em 2021. Ele é visto como um clérigo de linha dura e considerado um dia como um potencial sucessor do aiatolá Khamenei, o líder supremo do país desde 1989.

Em 2019, Khamenei nomeou-o para o poderoso cargo de chefe do poder judiciário.

Raisi também foi eleito vice-presidente da Assembleia de Peritos, o órgão clerical de 88 membros responsável pela eleição do próximo Líder Supremo.

Esta notícia está sendo atualizada e mais detalhes serão publicados conforme eles forem divulgados.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade