PUBLICIDADE

Mundo

Navio com 356 imigrantes está à deriva há duas semanas

"Ocean Viking" aguarda autorização de desembarque na Europa

22 ago 2019 - 12h35
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o impasse envolvendo o navio Open Arms, outra embarcação está há 13 dias no Mar Mediterrâneo aguardando a autorização de algum país europeu para desembarcar imigrantes. Trata-se da Ocean Viking, que pertence à ONG francesa SOS Mediterranée e aos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A bordo do navio, que está neste momento entre a costa de Malta e a área da Sicília, na Itália, estão 356 imigrantes, dos quais 103 crianças ou menores de idade.

"Ocean Viking" aguarda autorização de desembarque na Europa
"Ocean Viking" aguarda autorização de desembarque na Europa
Foto: ANSA / Ansa

A Comissão Europeia fez um apelo para que os Estados-membros do bloco sejam solidários e recebam os imigrantes de maneira compartilhada, como ocorreu com a Open Arms, que ficou quase 20 dias à deriva.

Ontem (21), a França se disse "pronta" a acolher "um número importante de imigrantes da Ocean Viking, mas ressaltou que não "se pode colocar em discussão o princípio de acolhimento no porto mais próximo, porque se trata de um princípio jurídico".

"A única rota da Ocean Viking é a da humanidade. Estamos há 13 dias com 356 sobreviventes que já sofreram bastante. Pedimos autorização para desembarcar imediatamente em um porto seguro", apelou a ONG Médicos Sem Fronteiras via Twitter.

Os governos de Malta e da Itália têm negado os pedidos de desembarque do navio. Trata-se de um reflexo das políticas migratórias restritivas adotadas pelos dois países.

Na Itália, o ministro do Interior, Matteo Salvini, critica a atividade das ONGs, alegando que elas favorecem a imigração ilegal, a atuação de coiotes e o tráfico humano.

Além disso, o expoente do partido nacionalista Liga Norte diz que a "Itália não pode ser mais o campo de refugiados da Europa".

O país, devido à sua localização, é um dos que mais recebia barcos com dezenas de imigrantes diariamente no porto de Lampedusa.

Veja também:

Merkel e Johnson se encontram:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade