Navio afundado pelos alemães em 1943 é achado no Mediterrâneo
A Itália encontrou no Mar Mediterrâneo, perto da ilha da Sardenha, o encouraçado Roma, afundado por um avião alemão durante a Segunda Guerra Mundial, informou nesta quinta-feira a marinha italiana.
O navio de guerra italiano foi localizado a 16 milhas marinhas, cerca de 30 km da costa norte da Sardenha, a mil metros de profundidade, graças a um robô submarino, o Pluto Palla.
A embarcação foi afundada em 9 de setembro de 1943, por um avião alemão, causando a morte de 1.352 marinheiros, entre eles o comandante das forças navais, o almirante Carlo Bergamini. Apenas 622 pessoas sobreviveram ao ataque. Após a assinatura de rendição aos aliados, a Itália já esperava sofrer retaliações alemãs. Além disso, os nazistas queriam impedir que a frota italiana servisse a seus inimigos.
O barco, orgulho da Marinha de guerra italiana por ser um dos mais modernos em seu tempo, transportava vários canhões com um alcance 42,8 km. O encouraçado teve uma vida curta, já que foi entregue à Marinha em junho de 1942, ou seja, 15 meses antes de afundar.