PUBLICIDADE

Mundo

Navalny acusa Putin de 'estar por trás' de seu envenenamento

Kremlin respondeu que opositor trabalha para CIA

1 out 2020 - 11h50
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O opositor russo Alexei Navalny acusou o presidente de seu país, Vladimir Putin, de ter ordenado seu envenenamento no dia 20 de agosto em uma entrevista dada para o portal alemão "Der Spiegel".

Navalny fez acusações contra Putin e Kremlin reagiu
Navalny fez acusações contra Putin e Kremlin reagiu
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eu afirmo que Putin está por trás desse crime. Não tenho outra visão do que aconteceu", disse em um trecho da conversa divulgada pela publicação alemã. Navalny ainda está em Berlim fazendo tratamento para se curar do episódio.

Ao ser questionado sobre como são os efeitos da substância química do grupo novichock no corpo, o advogado explicou que "não sentia dor, mas você sabe que está morrendo". O veneno foi encontrado por um laboratório alemão em um exame de sangue e confirmado em testes posteriores na Suécia e na França.

Após duvidar da presença da substância química no corpo de Navalny, porque os exames feitos em um hospital de Omsk não teria mostrado o veneno, Putin mudou a versão e deu uma entrevista dizendo que o próprio opositor teria se envenenado.

O político ainda ressaltou que pretende voltar em breve para a Rússia porque o seu "objetivo agora é ficar sem medo, e eu não tenho medo". "Não darei a Putin o presente de não voltar à Rússia. Não voltar quer dizer que Putin atingiu seu objetivo. O meu é agora retornar o mais rápido possível, assim que puder voltar", disse ainda.

Após a divulgação parcial da entrevista, o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, afirmou que a fala de Navalny é "ofensiva, infundada e inaceitável" e disse que "sabemos que especialistas da CIA [Agência de Inteligência dos EUA] estão trabalhando com ele nesses dias".

"E não é a primeira vez que eles lhe dão várias instruções", acusou Peskov.

Por sua vez, Navalny informou que vai processar o porta-voz do Kremlin por sua fala.

"Vocês sabem que raramente faço causa contra os propagandistas, mesmo se fazem de tudo contra mim todos os dias. Não queremos perder tempo. Todavia, essa foi uma declaração de um funcionário do governo. Por isso, em primeiro lugar, vou processar Peskov. E, em segundo lugar, exijo a publicação das provas que indicam que eu trabalho 'com especialistas da CIA'", escreveu o opositor em redes sociais.

O envenenamento de Navalny provocou sua internação em 20 de agosto após ele passar mal em um voo entre Tomsk e Moscou. A pedido da família, ele foi transferido para o hospital Charitè, em Berlim, onde recebeu alta no dia 23 de setembro. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade