PUBLICIDADE

Mundo

Narcotraficante 'Otoniel' é extraditado para os Estados Unidos

Criminoso foi detido pelas forças colombianas em outubro passado

5 mai 2022 - 12h37
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Colômbia, Ivan Duque, anunciou nesta quarta-feira (4) que o narcotraficante Dairo Antonio Úsuga, mais conhecido como "Otoniel", foi extraditado para os Estados Unidos.

Extradição de Otoniel foi realizada sob um forte esquema de segurança
Extradição de Otoniel foi realizada sob um forte esquema de segurança
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O chefão do Clã do Golfo foi detido em outubro passado em Necoclí, perto da fronteira com o Panamá. A operação de captura do criminoso mobilizou cerca de 500 agentes e 22 helicópteros.

"Esse criminoso só pode ser comparado a Pablo Escobar, ele não é apenas o narcotraficante mais perigoso do mundo, mas também um assassino de lideranças sociais, um abusador de crianças e adolescentes, um assassino de policiais e um dos criminosos mais perigosos no planeta", disse Duque em suas redes sociais.

A transferência de Otoniel foi feita sob um forte esquema de segurança. Um avião da Drug Enforcement Administration (DEA) estava esperando o narcotraficante no aeroporto El Dorado, em Bogotá.

As vítimas da violência de Otoniel e de sua organização criminosa pediram para que ele ficasse em solo colombiano para pagar suas dívidas com a justiça local antes de ser enviado para os Estados Unidos.

No total, há 122 mandados de prisão e seis condenações contra Úsuga por crimes como homicídios, massacres, desaparecimentos e recrutamento de menores de idade.

O presidente colombiano garantiu que após o narcotraficante cumprir sua pena nos Estados Unidos, ele retornará ao país sul-americano para responder as penas locais.

"Esse bandido foi extraditado para cumprir pena por tráfico de drogas nos Estados Unidos, mas quero deixar claro que, assim que cumprir essas penas, voltará à Colômbia para pagar pelos crimes que cometeu em nosso país", argumentou Duque. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade