PUBLICIDADE

Mundo

Não transformem a Covid-19 em um "futebol político", pede especialista da OMS

17 set 2020 - 09h35
(atualizado às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O principal especialista em emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando indagado nesta quinta-feira a respeito dos comentários contraditórios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de autoridades de saúde norte-americanas sobre a Covid-19, disse que é importante que todos os países tenham uma "mensagem coerente" para seu público.

Mike Ryan durante entrevista coletiva da OMS em Genebra
03/05/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Mike Ryan durante entrevista coletiva da OMS em Genebra 03/05/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

Na quarta-feira, Trump implicou com comentários do diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Robert Redfield, que disse que uma vacina pode ser distribuída em larga escala em meados de 2021 e que máscaras podem ser mais eficientes.

Em uma entrevista coletiva, Trump disse acreditar que uma vacina será disponibilizada muito antes e que convocou Redfield após seu depoimento para questioná-lo a respeito, acrescentando que o diretor pareceu ter ficado confuso com a pergunta.

"É importante que tenhamos uma mensagem coerente de todos os níveis, e não é de um país ou uma entidade; uma mensagem coerente entre ciência e entre governos", disse Mike Ryan, da OMS, em resposta a uma pergunta sobre a conversa.

A ciência a respeito do coronavírus é "uma coisa complicada", já que dados e novos indícios ainda estão surgindo, disse Ryan. "Então não é fácil, e não é fácil para ninguém se ater à mensagem o tempo inteiro."

"O que é importante é que governos, instituições científicas, deem um passo atrás, analisem os indícios e deem as informações mais abrangentes e fáceis de entender e digerir para que as pessoas possam adotar a ação adequada", disse.

Ryan, um veterano de surtos de Ebola na África e de outras epidemias, disse que as autoridades precisam se envolver com as comunidades para tratar de suas aflições.

"A confusão é compreensível, sua preocupação é compreensível, sua apreensão é compreensível. E não rir disso e não fazer disso um tipo de futebol político", acrescentou.

Maria Van Kerkhove, a principal autoridade técnica da OMS sobre a Covid-19, disse que a agência recomendou um pacote abrangente de medidas, como o distanciamento social, para evitar a disseminação do vírus.

"As máscaras são parte dele", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade