PUBLICIDADE

Mundo

Mundo desperdiça mais de 1 bilhão de refeições todos os dias

Cerca de um terço de todos os alimentos vai para o lixo somente durante o processo de produção, enquanto um terço da população enfrenta insegurança alimentar e 783 milhões são afetados pela fome

28 mar 2024 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente em todo o mundo, enquanto quase 800 milhões de pessoas enfrentam a fome.

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias no mundo
Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias no mundo
Foto: Divulgação / TV Brasil / Perfil Brasil

Em 2022, o mundo desperdiçou 1,05 bilhão de toneladas métricas de alimentos, o equivalente a um quinto dos alimentos disponíveis. Além disso, cerca de um terço de todos os alimentos vai para o lixo durante o processo de produção.

Os dados foram publicados nesta quarta-feira (27) no Relatório do Índice de Desperdício Alimentar de 2024 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

"Desperdício é uma tragédia global", diz diretora da ONU

Os números divulgados são alarmantes, especialmente quando comparados aos dados que mostram que cerca de um terço da população mundial enfrenta insegurança alimentar e 783 milhões são afetados pela fome.

O relatório destaca o papel do desperdício de alimentos nas mudanças climáticas e na degradação ambiental. A diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen, afirmou em comunicado que "esta não é apenas uma questão importante de desenvolvimento, mas os impactos desses resíduos desnecessários estão causando impactos substanciais para o clima e a natureza".

"A boa notícia é que sabemos que, se os países priorizarem essa questão, eles poderão reverter significativamente a perda e o desperdício de alimentos, reduzir os impactos climáticos e as perdas econômicas e acelerar o progresso das metas globais", completou.

O relatório explica que a produção de alimentos exige muitos recursos e enormes quantidades de terra e água, e os sistemas alimentares são responsáveis por cerca de um terço das emissões globais de aquecimento do planeta.

A maioria dos resíduos alimentares vai para aterros, gerando metano à medida que se decompõe. Potente gás de efeito estufa, o metano tem cerca de 80 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono nos primeiros 20 anos. Dessa forma, o desperdício alimentar "alimenta e agrava" as alterações climáticas.

"O desperdício de alimentos é uma tragédia global. Milhões passarão fome hoje, à medida que os alimentos são desperdiçados em todo o mundo", destacou Andersen.

As famílias foram responsáveis por 60% do desperdício, o que corresponde a 631 milhões de toneladas métricas de alimentos em 2022. Em seguida, há o setor de serviços de alimentação (28%) e varejo (12%).

O relatório aponta que em média, uma pessoa desperdiça 79 quilogramas de alimentos por ano, resultando em mais de um bilhão de refeições jogadas fora diariamente.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade