Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo Árabe

Irã diz estar pronto para ajudar a treinar o Exército sírio

5 mai 2013 - 05h53
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã está pronto para ajudar a “treinar” o Exército sírio se Damasco procurar por assistência, afirmou neste domingo o comandante das Forças Armadas iranianas, o general General Ahmad Reza Pourdastan, segundo informações da agência AFP.

“Como uma nação islâmica, nós apoiamos a Síria, e se houver a necessidade para treinamento nós poderemos providenciar, mas nós não teremos qualquer envolvimento ativo nas operações”, disse o militar, em declaração publicada pela agência estatal Irna. Pourdastan acrescentou que o Exército da Síria acumulou experiência durante os anos de conflito contra o regime “sionista” de Israel  e é capaz de se defender, sem auxílio estrangeiro.

As declarações do general iraniano acontecem depois de Israel realizar pelo menos dois ataques em três dias contra instalações militares em território sírio. O alvo dos mísseis de Israel seriam carregamentos de armas para a milícia libanesa do Hezbollah. Em centro de pesquisas também foi atingido nos arredores de Damasco neste domingo.

O Irã pediu aos países da região que se unam contra Israel, depois da divulgação de informações do ataque israelense contra a Síria, e anunciou que está pronto para treinar o Exército do governo sírio.

Também neste domingo, a Liga Árabe condenou os ataques efetuados por Israel na Síria e pediu que o Conselho de Segurança da ONU "aja imediatamente" para contê-los. Os ataques são "uma agressão flagrante e uma violação perigosa da soberania de um Estado árabe", disse Nabil al-Arabi, secretário-geral da Liga, pedindo que o Conselho de Segurança "aja imediatamente para conter as agressões israelenses contra a Síria".

O Irã tem se mantido um aliado do regime do presidente Bashar al-Assad desde o início da guerra civil no país, há dois anos, e envia regularmente carregamentos, classificados como ajuda humanitária, a Damasco, usando o espaço aéreo iraquiano. Mas o país nega estar apoiando militarmente o governo de Assad,

Síria diz que sofreu ataque de Israel; veja explosões:

No entanto, diplomatas ocidentais dizem que armamento iraniano chega à Síria via Iraque, Turquia e Líbano. Em janeiro, Ali Akbar Velayati, um conselheiro do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou que o país encararia um ataque à Síria como se fosse um ataque a seu território. Os Estados Unidos acusam o Iraque de não inspecionar o material enviado pelos iranianos, que seria equipamento militar, segundo Washington, que pede maior fiscalização por parte do governo de Bagdá.

Com informações das agências EFE, AFP e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade