Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre último soldado que ajudou na libertação de Auschwitz

Russo David Dushman tinha 98 anos e faleceu na Alemanha

7 jun 2021 - 11h08
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu em Munique, na Alemanha, o veterano de guerra David Dushman, 98 anos, no último sábado (5), repercute a imprensa do país nesta segunda-feira. O russo era considerado o último da soldado ainda vivo que ajudou a libertar os prisioneiros do campo nazista de Auschwitz, na Polônia, em 27 de janeiro de 1945.

David Dushman tinha 98 anos e morava na Alemanha
David Dushman tinha 98 anos e morava na Alemanha
Foto: Reprodução/YouTube / Ansa - Brasil

Dushman tinha apenas 21 anos quando participou da operação militar que libertou cerca de sete mil pessoas, a maioria judeus.

Os campos de extermínio de Adolf Hitler abrigavam pessoas que eram forçadas a trabalhar ou participar de experimentos médicos para o regime nazista. No entanto, milhares foram mortos assim que chegaram por "não serem úteis". Estima-se que mais de um milhão de pessoas morreram em Auschwitz.

Além de participar de um dos principais momentos do conflito, o veterano também participou da famosa Batalha de Stalingrado, quando os russos impediram o domínio alemão no país.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o russo se formou em Medicina e em Educação Física, tendo se tornado o melhor esgrimista da antiga União Soviética por anos. Ainda no esporte, ele treinou a equipe soviética de esgrima por cerca de 30 anos.

Depois, se mudou para Munique, onde permaneceu até o fim de sua vida. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade