Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre soldado que içou bandeira soviética em Berlim na 2ª Guerra

17 fev 2010 - 09h17
(atualizado às 12h21)
Compartilhar

Morreu aos 93 anos na república russa do Daguestão Abduljakim Izmailov, um dos soldados que içaram a bandeira da União Soviética sobre o prédio do Reichstag, em Berlim, em maio de 1945.

A imagem do soldado Abduljakim Izmailov içando a bandeira soviética no Reichstag, em Berlim, é um dos símbolos da queda da Alemanha nazista
A imagem do soldado Abduljakim Izmailov içando a bandeira soviética no Reichstag, em Berlim, é um dos símbolos da queda da Alemanha nazista
Foto: Getty Images

"O povo de Khasaviurt chora a morte deste filho honorário do Daguestão", disse hoje um porta-voz do governo local à agência de notícias RIA Novosti.

Nascido em 1º de julho de 1916 no distrito de Khasaviurt, no Daguestão, o soldado combateu após o início da Grande Guerra Patriótica, como os russos chamam o período da Segunda Guerra Mundial entre 1941 e 1945, na frente da Ucrânia.

Ismailov foi ferido três vezes durante a guerra: em 1943 e 1944 no peito, e em 1945, na perna.

Ele aparece junto com outros soldados em uma foto captada no telhado do Reichstag, tirada pelo fotógrafo Jewgeni Chaldej. A imagem entrou para a história como símbolo da vitória sobre a Alemanha nazista.

Historiadores dizem que a foto foi uma grande montagem e que teria sido tirada vários dias depois da queda de Berlim.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra