PUBLICIDADE

Mundo

Milhares vão às ruas de San Juan por renúncia do governador de Porto Rico

22 jul 2019 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas começaram a lotar as ruas de San Juan na manhã desta segunda-feira em grandes manifestações para exigir que o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, renuncie devido a mensagens de bate-papo ofensivas.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló
02/11/2017
REUTERS/Brendan McDermid
O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló 02/11/2017 REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

O anúncio feito por Rosselló no domingo de que não tentará a reeleição no ano que vem e de que renunciará à liderança do Novo Partido Progressista pareceu ter pouco efeito nas multidões, que pediram que ele deixe imediatamente o posto de governador.

Multidões, entre elas pessoas com a bandeira do território insular norte-americano, se reuniram perto do estádio de beisebol de San Juan para a mais recente de uma série de mais de uma semana de protestos na capital e em outras partes.

Também existe um clamor de greve geral das centrais sindicais. Muitos proprietários de negócios decidiram fechar lojas e escritórios nesta segunda-feira, noticiou a mídia.

Rosselló, de 40 anos, pediu perdão e disse respeitar os desejos dos portorriquenhos em uma mensagem transmitida pela internet no domingo.

"Sei que pedir desculpas não basta", disse Rosselló em um vídeo publicado no Facebook. "Um setor significativo da população está protestando há dias. Estou ciente da insatisfação e do desconforto que sentem. Só meu trabalho ajudará a restaurar a confiança destes setores".

A publicação de mensagens sexistas e homofóbicas entre Rosselló e assessores no dia 13 de julho gerou um ressentimento em ebulição devido à maneira como ele administrou os furacões devastadores de 2017, à suposta corrupção de seu governo e ao processo de falência da ilha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade