PUBLICIDADE

Mundo

Michelle Obama denuncia "táticas racistas" de Trump

Ex-primeira-dama criticou 'negligências' na gestão da pandemia

6 out 2020 - 11h41
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama publicou um longo vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (6) em que acusa o presidente Donald Trump de fazer uma campanha eleitoral com táticas "racistas" e de "negligenciar" a realidade na gestão da pandemia do novo coronavírus.

Michelle Obama pediu votos para Biden e criticou ações de Trump tanto no governo como na campanha
Michelle Obama pediu votos para Biden e criticou ações de Trump tanto no governo como na campanha
Foto: ANSA / Ansa

Segundo Michelle, "o presidente e seus aliados estão buscando se aproveitar" das diversas frustrações atuais na sociedade norte-americana "para esconder sua falência" durante os quatro anos na Presidência.

"Estão instaurando o medo nas relações com afro-americanos, em um ato moralmente errado e racista. [...] Eles estão mentindo sobre como as minorias vão destruir os subúrbios. Mas, isso não quer dizer que funcione", diz em um trecho do vídeo. A democrata pede ainda que os jovens e a comunidade negra "não desperdicem" seus votos porque "nós não temos o luxo para assumir que as coisas vão ficar bem" sem ação.

Sobre a gestão da pandemia, Michelle lembrou que morreram mais norte-americanos por Covid-19 do que a soma de militares mortos nas guerras do Iraque, Afeganistão, Vietnã e Coreias.

"O presidente continua a manipular os norte-americanos como se essa pandemia não fosse uma ameaça real. E isso é só um exemplo das suas negligências. As políticas de um presidente são um reflexo direto dos seus valores e estamos vendo isso com o atual, que dedicou a sua vida apenas para enriquecer", atacou ainda.

A advogada e escritora ainda voltou a pedir que os norte-americanos votem em Joe Biden nas eleições presidenciais neste ano. "O racismo, o medo e as divisões são armas potentes que podem destruir esse país. Se vocês votarem em Joe Biden, as nossas vozes serão escutadas. Não desperdicem votos em candidatos de protesto", disse ainda.

Diferentemente do que ocorreu em 2016, tanto Michelle como Barack Obama se envolveram intensamente na disputa eleitoral de 2020. Biden, que foi vice-presidente à época do governo de Barack, tem um apoio integral e constante do casal. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade