PUBLICIDADE

Mundo

México chega a acordo com Venezuela para deportar imigrantes

21 mar 2024 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários

O México assinou um acordo com a Venezuela para deportar imigrantes e fechou pactos com empresas mexicanas e venezuelanas para empregá-los, disse a ministra das Relações Exteriores, Alicia Bárcena, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Os venezuelanos estão entre os maiores grupos de imigrantes que chegam ao México a caminho dos Estados Unidos, conforme procuram fugir da crise política e econômica de seu país.

Há entre 4.000 e 5.000 imigrantes venezuelanos atualmente retidos no México, a maioria na cidade de Tijuana.

Os cidadãos norte-americanos estão cada vez mais preocupados com os imigrantes chegando às suas fronteiras, e uma pesquisa da Reuters-Ipsos no início deste ano revelou que 17% consideravam a questão o problema mais importante enfrentado pelo país, ante 11% em dezembro.

O governo da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

"O plano não tem base legal", disse Enrique Lucero, diretor municipal de assistência a imigrantes em Tijuana.

Lucero pediu às autoridades que normalizem as rotas de imigração para as pessoas que buscam asilo nos Estados Unidos.

O governo mexicano disse que dará aos imigrantes no país cerca de 110 dólares por mês, parte de um programa no qual eles também terão a oportunidade de trabalhar para diferentes empresas em ambos os países.

A cervejaria venezuelana Empresas Polar e a empresa estatal de petróleo PDVSA, e a fabricante de pães mexicana Bimbo e a varejista FEMSA estão entre as empresas que participam do programa, disse Bárcena.

As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade