'Sangue por toda parte': passageiros relatam horror em voo para Israel após piloto ser esfaqueado
Aeronave enviou 2 sinais de emergência generalizada e um de interferência ilegal; autoridades israelenses apuram tentativa de ataque terrorista
Um voo da FlyDubai para Israel fez um pouso de emergência na Arábia Saudita após um violento conflito entre piloto e copiloto, com suspeita de ataque terrorista e relatos de esfaqueamento. A briga causou pânico e uma queda abrupta de 34 mil para 15 mil pés. A aeronave emitiu alertas de emergência e interferência ilegal. Ambos os pilotos foram hospitalizados feridos. O governo israelense monitora o caso e trabalha no repatriamento seguro dos passageiros, que não sofreram danos graves.
Passageiros que estavam a bordo do voo da FlyDubai que precisou fazer um pouso de emergência após um piloto ser esfaqueado relataram à imprensa internacional as cenas de pânico e horror vividas nesta quarta-feira, 30. A aeronave emitiu sinal de emergência generalizada, mudou abruptamente de rota e pousou na Arábia Saudita. Há suspeita de ataque terrorista.
Imagens da cabine de comando divulgadas pela mídia israelense mostraram dois pilotos feridos e sangrando, enquanto um passageiro afirma que um dos pilotos esfaqueou o outro.
"Estamos protegendo o piloto que foi atacado; estamos aqui para que ninguém passe pela porta", ele diz.
Por conta da briga entre pilotos, o avião chegou a sofrer uma queda brusca. Sites de rastreamento de voos mostram que a aeronave estava voando a uma altitude de 34.000 pés quando repentinamente desceu para 15.000 pés em apenas 12 minutos, antes de se estabilizar.
Autoridades de três agências governamentais israelenses disseram que aparentemente o piloto e o copiloto entraram em conflito e que um deles enviou um sinal de socorro. Elas falaram sob condição de anonimato para revelar o que sabiam sobre o episódio. A causa do conflito ainda não está clara.
Ao menos um membro da tripulação ficou ferido. Vídeos nas redes sociais, aparentemente gravados da cabine do avião, mostram um homem ferido e outros passageiros cobertos de sangue.
O piloto e o copiloto foram hospitalizados na Arábia Saudita após sofrerem ferimentos, segundo um comunicado das autoridades do aeroporto de Tabuk.
Emergência generalizada e interferência ilegal
O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, realizou consultas sobre o incidente e está "monitorando os desdobramentos", informou seu gabinete em um comunicado. "O incidente está sob controle e todas as medidas estão sendo tomadas para garantir o retorno seguro dos passageiros israelenses a Israel", acrescentou o comunicado.
A Força Aérea Israelense chegou a enviar caças brevemente, mas os fez retornar antes que atingissem o espaço aéreo saudita, informou o Exército.
O Flightradar24, um serviço de rastreamento de voos, informou que a aeronave enviou um sinal de emergência geral, seguido de um sinal de interferência ilegal e, em seguida, novamente um sinal de emergência geral.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel, Tenente-General Eyal Zamir, reuniu-se com altos funcionários da Força Aérea, da inteligência e das operações para discutir o incidente, informou o Exército.
A FlyDubai afirmou em comunicado que o voo "sofreu um incidente durante o trajeto", acrescentando que todos os passageiros estavam "em segurança e foram localizados" e que a empresa estava "colaborando estreitamente com as autoridades competentes"./Com informações do NYT.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.