PUBLICIDADE

Mundo

Médica é acusada de mutilação genital de meninas e pode pegar prisão perpétua nos EUA

15 abr 2017 - 07h09
(atualizado às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma médica de Detroit está sendo acusada de mutilação genital feminina em casos que envolveriam garotas entre seis e oitos anos de idade nos Estados Unidos.

Jumana Nagarwala teria cometido o crime por 12 anos consecutivos e começou a ser investigada depois que a polícia recebeu um alerta sobre ela.

Segundo autoridades dos Estados Unidos, Jumana Nagarwala mutilou a genitália de crianças entre seis e oito anos de idade
Segundo autoridades dos Estados Unidos, Jumana Nagarwala mutilou a genitália de crianças entre seis e oito anos de idade
Foto: HENRY FORD HOSPITAL / BBC News Brasil

Se for considerada culpada, Nagarwala poderá ser condenada à prisão perpétua. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define mutilação genital feminina (MGF) como "todos os procedimentos que, de forma intencional ou por motivos médicos, alteram ou lesionam a genitália feminina".

A prática, que é particularmente comum em 30 países da África, do Oriente Médio e da Ásia por motivos religiosos, foi declarada ilegal nos Estados Unidos em 1996.

'Forma brutal de violência'

A imprensa local divulgou que, em uma entrevista voluntária com investigadores no início da semana, Nagarwala negou ter praticado qualquer procedimento que envolva mutilação genital feminina.

Mas as autoridades a acusam de ter executado "terríveis atos de brutalidade nas vítimas mais vulneráveis".

Segundo a polícia, algumas das suas pacientes chegaram ao seu consultório de fora do Estado de Michigan e receberam instruções para não falar sobre os procedimentos.

"A mutilação genital feminina é uma forma especialmente brutal de violência contra mulheres e meninas. Também é um crime federal muito grave nos Estados Unidos", disse o promotor Daniel Lemisch.

"Esta prática não tem lugar na sociedade moderna, e quem praticar isso em menores de idade vai ter que responder à lei federal", acrescentou.

O primeiro caso conhecido de mutilação genital feminina nos Estados Unidos veio à tona em 2006, quando um imigrante etíope foi condenado a 10 anos de prisão por lesão corporal qualificada e crueldade contra criança por ter mutilado sua própria filha com tesouras cinco anos antes.

Mas Shelby Quast, diretora da ONG Equality nos Estados Unidos, disse à agência de notícias AFP que Nagarwala é "sem dúvida a primeira médica acusada por essa prática nos Estados Unidos".

Em 2012, as autoridades americanas disseram que mais de 500 mil meninas e mulheres do país haviam sido vítimas de mutilação genital ou estavam sob o risco de se tornarem vítimas.

Segundo a ONU, aproximadamente 200 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo foram vítimas de mutilação genital feminina - a metade delas no Egito, na Etiópia e na Indonésia.

Veja também

Polícia Federal apreende homem com estimulantes sexuais no aeroporto:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade