PUBLICIDADE

Mundo

Mais de 100.000 crianças na Etiópia correm risco de morte por desnutrição, diz Unicef

30 jul 2021 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 100.000 crianças na região de Tigré, no norte da Etiópia, podem sofrer de desnutrição nos próximos 12 meses, o que coloca suas vidas em risco, um aumento de dez vezes em relação aos níveis médios anuais, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Crianças na região de Tigré, na Etiópia
 11/7/2021   REUTERS/Giulia Paravicini
Crianças na região de Tigré, na Etiópia 11/7/2021 REUTERS/Giulia Paravicini
Foto: Reuters

A porta-voz da Unicef, Marixie Mercado, afirmou após retornar de Tigré que uma a cada duas mulheres grávidas ou amamentando que foram examinadas na região estavam gravemente desnutridas, o que deixa tanto elas quanto seus bebês propensos a adoecer.

"Nossos piores medos sobre a saúde e o bem-estar das crianças naquela região de conflitos no norte da Etiópia estão sendo confirmados", disse, em um briefing da ONU em Genebra.

"Não há estimativas de mortalidade", acrescentou, pedindo acesso irrestrito e um "aumento maciço em assistência".

Porta-vozes do primeiro-ministro e de uma força-tarefa do governo para Tigré não responderam imediatamente ao pedido por comentários sobre as estimativas da Unicef.

Os conflitos entre o governo central da Etiópia e a Frente de Libertação do Povo de Tigré começaram no último mês de novembro. A Frente reconquistou a maior parte da sua região natal em junho e julho, mas a maioria dos auxílios está bloqueada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade