PUBLICIDADE

Mundo

Mãe recebeu corpo de líder da oposição russa morto em prisão no Ártico

Opositor de Putin, Alexei Navalny morreu de forma suspeita em presídio; Nesta quinta, Liumila Navalnaya afirmou ter visto corpo de filho

24 fev 2024 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários
Alexei Navalny morreu nesta sexta-feira, 16, em uma prisão na Rússia
Alexei Navalny morreu nesta sexta-feira, 16, em uma prisão na Rússia
Foto: REUTERS/Tatyana Makeyeva

O corpo do opositor russo de Vladimir Putin, Alexei Navalny, que morreu de forma suspeita na prisão no último dia 16, foi entregue à sua mãe, Liumila Navalnaya. As informações foram confirmadas pela porta-voz do ativista, Kira Iarmich, neste sábado, 24.

"O corpo de Alexey foi entregue à sua mãe. Muito obrigado a todos aqueles que exigiram isso conosco. (...) O funeral ainda está pendente. Não sabemos se as autoridades irão interferir para que tudo seja feito como a família quer e como Alexey merece. Informaremos assim que houver novidades", escreveu Kira Yarmysh, da equipe do ativista morto.

Na quinta-feira, 22, Navalnya afirmou ter ido ao necrotério e visto o corpo do filho. Ela também declarou que está em Salekhard, a capital do distrito de Iamalo Netatsia, na região do Grande Norte, onde seu filho morreu sob custódia em 16 de fevereiro, de acordo com as autoridades.

A mãe afirmou que os investigadores determinaram a causa da morte "e todos os documentos legais e médicos estão prontos". A equipe do opositor indicou que os médicos determinaram que a morte foi por causas naturais. 

Também nesta quinta, a viúva do ativista, Yulia, e a filha do casal, Dasah, se encontraram com o presidente Joe Biden em São Francisco, EUA. Em um comunicado, o presidente americano afirmou que a reunião foi para "expressar suas sinceras condolências por sua terrível perda".

A equipe do principal opositor de Putin acusa o Kremlin de ter ordenado o assassinato e de tentar encobrir os vestígios.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade