Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luther King entrou para a história há 50 anos com a frase "Eu tenho um sonho"

20 ago 2013 - 16h43
(atualizado às 17h57)
Compartilhar

Há meio século, no dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King passou a fazer parte da história com a frase "I Have a Dream" ("Eu tenho um sonho"), pronunciada em Washington perante mais de 200 mil pessoas.

Em seu discurso para a multidão reunida em frente ao monumento de Abraham Lincoln, Martin Luther King enfatizou seu convencimento de que chegaria um dia em que todas as barreiras sociais e raciais nos Estados Unidos desapareceriam.

Esta é uma relação de algumas frases célebres e significativas do Prêmio Nobel da Paz de 1964, que lutou pelos direitos civis e contra a segregação racial em seu país até que foi assassinado na cidade americana de Memphis no dia 4 de abril de 1968, aos 39 anos:

- "Desde muito jovem decidi dar minha vida por algo eterno e absoluto. Não pelos pequenos deuses que estão hoje aqui e amanhã se vão, mas por Deus que é o mesmo ontem, hoje e sempre".

(De "Redescobrindo os valores perdidos", 28 de fevereiro de 1954).

- "Se protestas com coragem, dignidade e amor cristão, quando os livros de história forem escritos no futuro, os historiadores reconhecerão que nesses tempos viveram grandes pessoas que deram um novo sentido e dignidade à civilização". (De um discurso pronunciado no estado do Alabama em 31 de dezembro de 1955).

- "Tudo o que vemos agora é uma sombra de tudo o que veremos". (De "A medida de um homem", 1958).

- "A questão não é se nós seremos extremistas, mas que tipo de extremistas seremos". (De "Carta na prisão de Birmingham", 16 de abril de 1963).

- "Nossa geração não se arrependerá das obras e das palavras das pessoas ruins, mas do silêncio das pessoas boas". (De "Carta na prisão em Birminghan, 16 de abril de 1963).

- "Nós não fazemos a história. A história nos faz" (De "A força do amor", 1963).

- "Tenho um sonho: que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seu credo. Nós sustentamos como evidente esta verdade: Todos os homens são criados iguais". (Discurso pronunciado durante a Marcha sobre Washington DC, 28 de agosto de 1963).

- "Eu tenho um sonho: que meus quatro filhos viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas por suas qualidades" (Do discurso pronunciado durante a Marcha sobre Washington, 28 de agosto de 1963).

- "Este verão sufocante do legítimo descontentamento dos negros não passará até termos um renovador outono de liberdade e igualdade". (Do discurso pronunciado durante a Marcha sobre Washington, 28 de agosto de 1963).

- "Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância e a estupidez consciente". (De "A força do amor", 1963).

- "Um distúrbio é a linguagem dos não escutados" (De um discurso em Birmingham, Alabama, 31 de dezembro de 1963).

- "Se a vida é o preço que devo pagar para que meus irmãos e irmãs sejam livres de uma permanente morte do espírito, então nada pode me inspirar mais". (Após ser ameaçado de morte, 5 de junho de 1964).

- "Acho que a verdade desarmada e o amor incondicional terão a última palavra na realidade. Por isso acho que o bem, temporariamente derrotado, é mais forte do que a maldade triunfante". (Discurso de aceitação do Prêmio Nobel da Paz, 10 de dezembro de 1964).

- "A discriminação é um cachorro infernal que ladra aos negros em todos os momentos de sua vida para lhes recordar que a mentira sobre sua inferioridade é aceita como verdade na sociedade que os domina". (De um discurso perante a Conferência de Líderes Cristãos do Sul, 16 de agosto de 1967).

- "Só quero fazer a vontade de Deus. Ele me permitiu subir a montanha e olhar além e vi a terra prometida. Eu não posso ir ali contigo, mas quero que saiba que nosso povo chegará à terra prometida". (De um discurso em Memphis na noite antes de seu assassinato, 3 abril de 1968).

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra