PUBLICIDADE

Mundo

Lula não vai à posse de Javier Milei; Brasil deve ser representado por Mauro Vieira

A cerimônia acontecerá no próximo domingo (10), em Buenos Aires, capital da Argentina

5 dez 2023 - 11h52
(atualizado às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, neste próximo sábado, 10, segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Javier Milei tomará posse no próximo domingo (10), como presidente da Argentina (
Javier Milei tomará posse no próximo domingo (10), como presidente da Argentina (
Foto: Perfil Argentina / Perfil Brasil

A cerimônia será em Buenos Aires, capital da Argentina. O Brasil deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores.

O convite para Lula foi entregue ao governo brasileiro no último dia 26, em uma reunião em Brasília entre Mauro Vieira e Diana Mondino - já anunciada por Milei como futura chanceler argentina.

Durante a campanha presidencial argentina, Milei teceu várias críticas a Lula, chamando o presidente brasileiro de "corrupto", por exemplo. Além disso, prometeu, se eleito, romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula, entre os quais o Mercosul e o Brics.

Integrantes do governo Lula, à época, passaram a defender a vitória de Sergio Massa, ministro da Economia do governo Alberto Fernández e que disputou o segundo turno contra Milei.

Embora a Argentina seja o terceiro parceiro comercial do Brasil no mundo, esta não é a única vez que um presidente brasileiro não comparecerá à posse do presidente argentino. Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro enviou o vice-presidente, Hamilton Mourão, como representante do governo brasileiro.

De janeiro a outubro deste ano as exportações brasileiras para a Argentina somaram US$ 14,9 bilhões, o equivalente a 5,3% de todas as exportações brasileiras no período.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade