PUBLICIDADE

Mundo

Lula diz que Mercosul quer acordo com UE ainda em 2024

Presidente voltou a responsabilizar o bloco europeu por atraso

10 jul 2024 - 11h01
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Mercosul está pronto para assinar ainda neste ano um acordo de livre comércio com a União Europeia, ao discursar na terça-feira (9) em um evento com empresários bolivianos e brasileiros em Santa Cruz de la Sierra.

    "Se depender do que fizemos até agora, este ano nós vamos firmar o acordo da União Europeia com o Mercosul. Da nossa parte, está totalmente pronto", assegurou o mandatário, acrescentando que "falta os europeus se arranjarem e diminuírem as divergências entre eles".

    "Nós nos preparamos, fizemos a proposta, está aprovada, e agora depende de a companheira Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] vir sentar na mesa e a gente fechar", afirmou.

    Lula já havia responsabilizado a UE pelo atraso na assinatura durante a cúpula de líderes do Mercosul, no Paraguai, na segunda-feira (8). "Só não concluímos o acordo porque os europeus ainda não conseguiram resolver suas próprias contradições internas", disse o presidente na ocasião.

    O acordo entre os dois blocos foi fechado em junho de 2019, mas as negociações foram reabertas após novas exigências ambientais da UE.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade