PUBLICIDADE

Mundo

Lombardia está disponível para acolher alemães com Covid

Itália está em alerta tendo em vista a emergência hospitalar enfrentada na Alemanha

30 nov 2021 - 16h29
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A região da Lombardia, no norte da Itália, anunciou nesta terça-feira (30) que está disponível para receber os pacientes com Covid-19 da Alemanha, no momento em que o país luta para conter a explosão nos novos casos do coronavírus e enfrenta uma superlotação nos hospitais.

Um cartaz em Berlim, na Alemanha, recomendando o uso de máscara
Um cartaz em Berlim, na Alemanha, recomendando o uso de máscara
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo fontes do Departamento de Bem-Estar do território italiano, até agora, nenhum pedido oficial para receber os pacientes foi feito, mas as autoridades sanitárias da Itália estão em alerta tendo em vista a emergência hospitalar enfrentada na Alemanha.

Nos últimos dias, a vice-presidente e conselheira de Bem-Estar da Lombardia, Letizia Moratti, já havia solicitado à sua diretoria-geral que tomasse providências a esse respeito.

"Os hospitais alemães estão sobrecarregados com uma dramática emergência de leitos hospitalares, com cuidados intensivos à beira do colapso. Ciente da ajuda solidária prestada à Itália no ano passado, considero oportuno e justo oferecer hoje à Alemanha a disponibilidade para acolher pacientes em nossos hospitais, proporcionando internações na área médica e em terapia intensiva", declarou Moratti.

O Ministério da Saúde da Alemanha classificou a situação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de "altamente dramática" e afirmou que já está se preparando para enviar pacientes também ao exterior. Até o momento, Itália (Lombardia), França e Suíça se ofereceram para acolher as pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

"Estamos nos preparando para transferir pacientes para o exterior, se necessário", disse Manfred Lucha, ressaltando que "o fardo dos hospitais é imenso e as pessoas não aguentam mais".

A Alemanha vive o pior momento da pandemia em termos de novos casos e tem pouco menos de 70% de sua população totalmente vacinada contra a Covid-19. A emergência sanitária fez, inclusive, diversos estados adotarem medidas restritivas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade