1 evento ao vivo

Líder de golpe fracassado na Etiópia é morto em confronto

General Asamnew Tsig era procurado desde o último sábado (22)

24 jun 2019
11h39
atualizado às 12h11
  • separator
  • 0
  • comentários

O general de brigada acusado de liderar um fracassado golpe na Etiópia, no Chifre da África, foi morto em um tiroteio com as forças de segurança nesta segunda-feira (24).

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed
O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O falecimento do general Asamnew Tsige foi confirmado pelo porta-voz do governo etíope, Nigussu Tilahun, e ocorreu na cidade de Bahir Dar, no norte do país.

A polícia estava à caça de Tsige desde o último sábado (22), quando soldados leais a ele atacaram um prédio oficial no estado de Amhara e assassinaram o governador local, Ambachew Mekonnen, e um conselheiro, Ezez Wasie, em Bahir Dar.

Poucas horas depois, outro ataque matou o chefe do Estado-Maior da Etiópia, Seare Mekonnen, além de um general da reserva, na capital Adis Abeba. Segundo o governo, a ação orquestrada foi uma tentativa de golpe contra o governo de Amhara, berço da etnia homônima que é a segunda mais numerosa no país.

No poder desde o início de 2018, o primeiro-ministro Abiy Ahmed tenta implantar uma agenda reformista, já libertou presos políticos e prendeu suspeitos de violação de direitos humanos, além de ter assinado um inesperado acordo de paz com a Eritreia, com quem a Etiópia estava em estado de guerra havia 20 anos.

Apesar disso, o país ainda é palco de conflitos entre diferentes etnias.

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade