Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líbia libertará 88 presos de grupos islâmicos armados

15 out 2009 - 07h40
(atualizado às 08h43)
Compartilhar

Oitenta e oito membros de grupos islâmicos armados presos na Líbia serão colocados nesta quinta em liberdade em virtude das negociações realizadas durante os últimos meses com as autoridades do país para que deixem as armas, anunciou hoje o diário líbio Oya.

Dos 88 presos que serão libertados hoje, 45 pertencem à organização salafista Grupo Islâmico de Combatentes Líbios (GICL), enquanto os outros 43 estão integrados em diferentes grupos armados.

A mesma fonte afirmou que a medida responde ao fim do diálogo empreendido pela Fundação Kadafi, presidida por Saif al-Islam, filho do líder líbio, que "acompanhou pessoalmente a evolução dos contatos" para conseguir que os islamitas renunciassem à violência.

O diário Oya é um dos novos meios de comunicação líbios próximos às posturas reformistas de Saif el-Islam, que foi proposto esta semana por Kadafi para ocupar o segundo posto mais importante do Estado.

Outros 104 islamitas presos já tinham se beneficiado das medidas desde que começaram as negociações com os islamitas, há dois anos.

Segundo anunciou a fundação em março, 180 desses islamitas continuavam na prisão e o diálogo estava acontecendo com a participação e o apoio de várias personalidades religiosas líbias.

Como contrapartida de seu compromisso de parar a atividade armada, a fundação prometeu aos presos ajudas em matéria de trabalho, hospedagem e saúde para poder se reintegrar à sociedade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra