PUBLICIDADE

Mundo

Kim Jong Un diz que agora é hora de se preparar para a guerra, diz agência

País intensificou seu desenvolvimento de armas nos últimos anos sob o comando do atual líder

10 abr 2024 - 21h00
(atualizado em 11/4/2024 às 07h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pyongyang
12/02/2021 KRT TV via REUTERS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pyongyang 12/02/2021 KRT TV via REUTERS
Foto: Reuters

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que situações geopolíticas instáveis que cercam seu país significam que agora é a hora de estar mais preparado do que nunca para a guerra, enquanto inspecionava a principal universidade militar do país, disse a agência de notícias KCNA nesta quarta-feira (já quinta-feira no horário local).

Kim deu orientação de campo na Universidade Militar e Política Kim Jong Il, batizada em homenagem a seu pai, que morreu em 2011 e que, segundo a KCNA, é a "mais alta casa de educação militar" do país.

A Coreia do Norte intensificou seu desenvolvimento de armas nos últimos anos sob o comando de Kim e forjou laços militares e políticos mais próximos com a Rússia, supostamente auxiliando Moscou em sua guerra contra a Ucrânia em troca de ajuda em projetos militares estratégicos.

Kim disse a funcionários e estudantes da universidade, segundo a KCNA, que se o inimigo optar por confronto militar com a DPRK, "a DPRK dará um golpe mortal no inimigo sem hesitação ao mobilizar todos os meios em seu poder".

DPRK é a sigla em inglês para República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial da Coreia do Norte.

"Delineando a complicada situação internacional… e a situação política e militar incerta e instável em torno da DPRK, ele afirmou que agora é a hora de estar mais minuciosamente preparado para guerra do que nunca", afirmou a KCNA.

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de provocarem tensões militares ao conduzirem o que chamou de "manobras de guerra", com os aliados conduzindo exercícios militares com intensidade e escala maiores nos últimos meses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade