PUBLICIDADE

Mundo

Justiça manda desalojar sede de partido neofascista em Roma

CasaPound ocupa prédio do governo desde dezembro de 2003

4 jun 2020 - 08h56
(atualizado às 09h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz de Roma determinou o desalojamento da sede nacional do movimento neofascista CasaPound, que fica em um imóvel ocupado há mais de 16 anos no centro histórico da cidade.

Sede do movimento CasaPound fica em imóvel ocupado em Roma
Sede do movimento CasaPound fica em imóvel ocupado em Roma
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (4), após um pedido apresentado à Justiça pelo Ministério Público na capital italiana. "É um momento histórico, uma vitória para a cidade", comemorou a prefeita de Roma, Virginia Raggi.

O imóvel pertence a uma agência do Ministério da Economia e das Finanças e foi ocupado pelo mais conhecido movimento neofascista italiano em dezembro de 2003. O CasaPound instalou sua sede nacional no edifício, que tem seis andares e serve de moradia para dirigentes e ativistas do grupo.

Em entrevista à emissora La7, Raggi disse que vai garantir assistência às famílias em fragilidade econômica. A prefeita já foi hostilizada em algumas ocasiões por membros do CasaPound, como em maio de 2019, ao visitar uma família cigana que havia recebido uma moradia popular na periferia.

Além disso, Raggi já havia determinado, em agosto passado, a remoção do nome do movimento neofascista da fachada do edifício. O MP da capital investiga o CasaPound e suas lideranças por formação de quadrilha destinada ao ódio racial e ocupação abusiva.

O movimento foi fundado em 2003 e tem o nome inspirado no poeta Ezra Pound, apoiador do regime fascista de Benito Mussolini.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade