PUBLICIDADE

Mundo

Jamaica vota legalização de produção e consumo de maconha

Proposta que permitiria à religião rastafari consumir a erva legalmente pela primeira vez na história jamaicana ainda precisa ser analisada pelo Senado

22 jan 2015 - 07h46
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Se lei for aprovada, membros da religião Rastafari poderão usar maconha legalmente
Se lei for aprovada, membros da religião Rastafari poderão usar maconha legalmente
Foto: BBC News Brasil

O governo da Jamaica aprovou uma lei que legaliza a posse de pequenas quantidades de maconha.

Se for confirmada pelo Parlamento, pela primeira vez na história jamaicana membros da religião rastafari, que usa a droga para propósitos religiosos, poderão fumar maconha legalmente.

A lei também prevê a concessão de licenças para o cultivo, venda e distribuição do entorpecente para fins medicinais.

Por outro lado, proíbe o consumo de maconha em locais públicos.

A proposta deve ser submetida ao Senado jamaicano nesta semana.

Descriminalização

Países da América do Sul, da América Central e do Caribe têm combatido há décadas o impacto do tráfico e o uso de drogas.

A cocaína e a maconha produzidas na região são traficadas por rotas que passam por diversos países – o que faz com que parte dos cidadãos se tornem consumidores.

Governos da região tomaram iniciativas de descriminalação, reconhecendo o baixo sucesso da táticas usuais de repressão ao tráfico.

•             No México, na Colômbia e na Argentina a posse de pequenas quantidades de maconha foi descriminalizada há alguns anos. Na Argentina, propostas que podem afrouxar ainda mais as restrições à posse do entorpecente estão sendo discutidas.

•             Na Guatemala, o presidente Otto Perez Molina está propondo ações para legalizar a maconha e possivelmente também outras drogas.

•             O Chile e a Costa Rica também estão debatendo políticas para a introdução do uso de maconha em tratamentos de medicina.

•             O Uruguai se tornou no ano passado o primeiro país do mundo a aprovar o cultivo, a venda e a distribuição de maconha para fins recreativos.

Nos EUA, a legalização da droga para fins recreativos também avança em alguns Estados.

Drogas: da legalização à pena de morte Drogas: da legalização à pena de morte

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade