Itália tem mais 13.446 casos e 263 mortes por Covid
A Itália registrou nesta sexta-feira (30) mais 13.446 casos e 263 mortes na pandemia de Covid-19, elevando os totais de contágios e óbitos para 4.022.653 e 120.807, respectivamente.
O novo boletim do Ministério da Saúde traz uma queda nos casos e nas mortes em 24 horas em relação ao mesmo dia da semana passada, quando haviam sido contabilizados 14.761 diagnósticos positivos e 342 óbitos.
O país ainda soma quase 3,5 milhões de pacientes curados e 436.270 casos ativos, cifra mais baixa desde 2 de março.
Até o momento, já foram aplicadas cerca de 19,6 milhões de vacinas anti-Covid na Itália, sendo que mais de 5,8 milhões de pessoas, quase 10% da população nacional, tomaram as duas doses da AstraZeneca, da Pfizer ou da Moderna ou a dose única da Janssen e completaram o ciclo de imunização.
Áreas de risco
O governo divulgou nesta sexta-feira a nova atualização semanal do mapa de risco epidemiológico na Itália.
Em termos gerais, a situação permanece praticamente a mesma: uma região na faixa vermelha, regime de lockdown com proibição de sair de casa sem motivo e fechamento do comércio e dos restaurantes; cinco na faixa laranja, onde já é possível se deslocar dentro do próprio município e reabrir lojas; e 14 na faixa amarela, na qual é permitida a reabertura de restaurantes, bares, museus, cinemas e teatros.
A diferença é que a ilha da Sardenha, que estava na faixa vermelha, progrediu para a laranja, enquanto o Vale de Aosta, região menos populosa da Itália, fez o caminho inverso. As novas classificações entram em vigor em 3 de maio.