Itália e Bahrein reforçam esforços para fim de guerra em Gaza
Príncipe herdeiro do país árabe também se reuniu com o Papa
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu nesta segunda-feira (29) o príncipe herdeiro e premiê do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa. O encontro permitiu o estreitamento da colaboração entre Roma e Manama para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. O líder do arquipélago no Golfo Pérsico também se reuniu com o papa Leão XIV, reforçando a mesma proposta.
Itália e Bahrein "se comprometeram a continuar trabalhando juntos para levar paz e estabilidade ao Oriente Médio" e apelaram pelo "fim imediato da guerra em Gaza e pela libertação imediata de todos os reféns, condenando qualquer ação unilateral ou violenta na Cisjordânia que comprometa a solução de dois Estados", disse o Palácio Chigi em nota conjunta.
A declaração dos dois países também apelou por "uma assistência humanitária completa e segura à população do enclave, bem como pela liberação de todas as chamadas 'clearance revenues', ou seja, receitas alfandegárias coletadas por Israel em nome da Autoridade Nacional Palestina sobre produtos importados".
Por fim, Meloni e Khalifa também frisaram o apoio mútuo à "solução de dois Estados, com um Estado Palestino independente, que viva ao lado de Israel em paz e segurança, em conformidade com as Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".
A tensão no Oriente Médio também foi tema da visita do príncipe herdeiro do Bahrein e seu primeiro-ministro ao Vaticano. Após participar de audiência com o papa Leão XIV, Khalifa se reuniu com o secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, e com o núncio no Iraque, Miroslaw Stanislaw Wachowski.
Em comunicado, o Vaticano destacou que, durante o encontro, "foram abordadas diversas questões de interesse mútuo, como a necessidade urgente de pôr fim à guerra no Oriente Médio e o compromisso com a paz entre as nações".