Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália cria fundo para proteger 'marcas históricas'

Projeto evitará fechamento de empresas com mais de 50 anos

10 abr 2019 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho dos Ministros da Itália aprovou um decreto que institui um fundo de pelo menos 100 milhões de euros para proteger "marcas históricas" do país.

Protesto de trabalhadores da marca de chocolates Pernigotti, em Roma
Protesto de trabalhadores da marca de chocolates Pernigotti, em Roma
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida faz parte do chamado "Decreto Crescimento", pacote de ações para reativar a economia italiana, e foi chancelada pelo governo na semana passada. Por se tratar de um decreto-lei, a iniciativa tem entrada em vigor imediata como medida provisória, e o Parlamento terá de votá-la em um prazo de 60 dias.

A partir de agora, o Gabinete Italiano de Patentes, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Econômico, terá um registro especial para marcas históricas, ou seja, aquelas com mais de 50 anos de existência.

A inscrição nesse registro se dará a pedido do proprietário da empresa ou por iniciativa do próprio governo, caso a companhia demonstre a intenção de fechar sua fábrica. A medida foi criada em meio à crise na tradicional marca de chocolates Pernigotti, fundada em 1868 e cuja fábrica de Nova Ligure, no Piemonte, corre o risco de fechar as portas.

O decreto obriga as "marcas históricas" a comunicarem ao governo um eventual encerramento das atividades. Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento Econômico tentará buscar um comprador ou identificar alternativas para garantir os empregos e o uso da marca.

Quem desrespeitar essa norma estará sujeito a multas de até 3% do faturamento. O governo também será responsável pela gestão do fundo criado para tutelar essas empresas, que terá capital inicial de 100 milhões de euros.

Made in Italy

O "Decreto Crescimento" também estabelece a criação de um selo "made in Italy" voltado especificamente para produtos italianos vendidos no exterior.

O objetivo é combater itens de outros países que tentam emular uma falsa ligação com a Itália. O selo será opcional e a pagamento.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade