Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel intercepta último barco da flotilha com ajuda a Gaza, dizem organizadores

3 out 2025 - 07h45
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas israelenses interceptaram o último barco de uma flotilha transportando ajuda humanitária que tentava chegar à Gaza bloqueada nesta sexta-feira, um dia depois de parar a maioria dos navios e deter cerca de 450 ativistas, incluindo a sueca Greta Thunberg.

Os organizadores da Flotilha Global Sumud disseram que a embarcação, Marinette, foi interceptada na manhã desta sexta-feira a cerca de 79km de Gaza. A rádio do Exército israelense disse que a Marinha havia assumido o controle do último navio da flotilha, detido os que estavam a bordo e que o navio estava sendo conduzido ao porto de Ashdod, em Israel.

Em um comunicado, a Flotilha Global Sumud disse que as forças navais israelenses haviam "interceptado ilegalmente todos os nossos 42 navios -- cada um transportando ajuda humanitária, voluntários e a determinação de romper o cerco ilegal de Israel a Gaza".

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a situação do navio. O ministério disse na quinta-feira que o único navio restante da flotilha seria impedido de romper o bloqueio se tentasse.

A flotilha, que zarpou no final de agosto, marcou uma demonstração de alto nível de oposição ao bloqueio de Israel ao enclave, quase dois anos após a ofensiva israelense em Gaza, que foi desencadeada pelos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

As autoridades israelenses denunciaram repetidamente a missão como um golpe. A Marinha israelense já havia alertado a flotilha que ela estava se aproximando de uma zona de combate ativa e violando um bloqueio legal, e pediu aos organizadores que mudassem o curso. Ela havia se oferecido para transferir qualquer ajuda pacificamente para Gaza por meio de canais seguros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade