PUBLICIDADE

Mundo

Israel anuncia acordo diplomático com Bahrein

Presidente dos EUA, Donald Trump, publicou decisão no Twitter

11 set 2020 - 15h03
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta sexta-feira (11) que firmou um acordo de normalização total das relações diplomáticas com Bahrein.

Benjamin Netanyahu fez declaração em mensagem de vídeo
Benjamin Netanyahu fez declaração em mensagem de vídeo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Estou animado para informar que chegamos a outro acordo de paz com outro Estado árabe, o Bahrein", declarou o premier em uma mensagem de vídeo para os cidadãos israelenses.

O entendimento entre as duas partes foi promovido pelo governo dos Estados Unidos, conforme revelou o presidente americano, Donald Trump, em sua conta no Twitter.

"Outro marco histórico hoje! Nossos dois grandes amigos Israel e o Reino do Bahrein chegaram a um acordo de paz - o segundo país árabe a fazer as pazes com Israel em 30 dias", escreveu o republicano.

Este é o quarto país árabe, depois do Egito, Jordânia e Emirados Árabes, a chegar a um acordo diplomático com Israel.

Trump também compartilhou um comunicado conjunto dos três países envolvidos no processo, no qual asseguram que a medida "contribui para a paz no Oriente Médio".

"Abrir um diálogo direto e formar laços entre essas duas sociedades dinâmicas com economias avançadas para continuar a transformação do Oriente Médio e aumentar a estabilidade, segurança e prosperidade na região", afirma o texto.

Netanyahu, por sua vez, explicou que o tratado traz "uma nova era de paz". "Por muitos anos investimos esforços na paz e agora a paz vai investir em nós. Isso trará grandes investimentos na economia de Israel, e isso é muito importante".

O Bahrein concordou em formalizar o acordo com o governo israelense durante uma cerimônia em 15 de setembro na Casa Branca, onde os Emirados Árabes Unidos também vão assinar seu acordo com Israel, anunciado no mês passado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade