PUBLICIDADE

Mundo

Irã responderá rapidamente se Israel retaliar, diz ministro das Relações Exteriores

Ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, afirma estar preprado para agir com 'mais força'

15 abr 2024 - 12h15
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Ataque de Irã deixou criança israelense ferida
Ataque de Irã deixou criança israelense ferida
Foto: Christophe Van der Perre / Reuters

O Irã não quer aumentar as tensões, mas responderá imediatamente e com mais força do que antes se Israel retaliar, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, ao seu colega britânico na segunda-feira, de acordo com a mídia estatal iraniana.

O Irã lançou drones explosivos e disparou mísseis contra Israel na noite de sábado, em retaliação a um ataque ao complexo de sua embaixada em Damasco, alimentando temores de um conflito regional mais amplo a partir da guerra entre Israel e Hamas.

Israel divulga imagens de ataque a drone interceptado no domingo:

Israel estuda opções 'dolorosas' contra Irã

O gabinete de guerra de Israel concluiu sua reunião desta segunda-feira, 15, sobre os ataques realizados pelo Irã e examinou "diversas opções" para reagir ao bombardeio.

De acordo com a emissora Canal 12, todas as respostas avaliadas seriam "dolorosas", mas o comitê também estudou alternativas que não desencadeariam uma "guerra regional".

Segundo a mesma rede, o objetivo do gabinete, que se reunirá de novo nesta terça-feira, 16, seria escolher uma opção que não seja rechaçada pelos Estados Unidos, que temem que a situação no Oriente Médio saia de controle.

Em conversa com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, o ministro israelense da Defesa, Yoav Gallant, disse que "não há outra escolha que não seja responder ao ataque do Irã", segundo o site Axios.

Enquanto isso, o presidente Joe Biden e outros países ocidentais aliados de Israel tentam dissuadir o premiê Benjamin Netanyahu de realizar uma retaliação contra o Irã, que já justificou o bombardeio com o ataque que deixou mais de 10 mortos em sua embaixada em Damasco, na Síria, no início de abril. (*Com informações da Ansa)

Vídeo mostra momento em que sirenes são acionadas e Israel intercepta drones iranianos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade