Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Irã e EUA indicam avanços nas negociações, mas acordo de paz segue incerto

O Irã e os Estados Unidos sinalizaram neste sábado (23) um avanço nas negociações visando a um fim definitivo da guerra no Oriente Médio, após semanas de tensões e consultas diplomáticas.

23 mai 2026 - 12h36
Compartilhar
Exibir comentários

"Após várias semanas de conversas bilaterais, estamos vendo uma tendência de maior alinhamento" com a posição americana, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghai, à televisão estatal. Ele acrescentou que o país está nos "estágios finais" de um memorando de entendimento com Washington para cessar as hostilidades.

"Isso não significa necessariamente que nós e os Estados Unidos chegaremos a um acordo sobre as questões importantes", ponderou. Baghai esclareceu ainda que a questão nuclear não faz parte do acordo em discussão "neste momento".

Poucos minutos antes, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, havia sugerido que existe "uma chance" de o Irã aceitar um acordo para encerrar a guerra já neste sábado. "É possível que ainda hoje, amanhã ou em alguns dias, tenhamos informações para compartilhar", disse Rubio a repórteres em Nova Déli, onde está em visita, acrescentando que espera "boas notícias".

Esse aparente avanço ocorre após semanas de impasse e ameaças. Ainda no sábado, o principal negociador do Irã havia prometido uma resposta "esmagadora" caso os Estados Unidos retomassem a guerra, após relatos da mídia americana de que o presidente Donald Trump estaria considerando novos ataques contra Teerã.

"Nossas forças armadas se reconstruíram durante o período de cessar-fogo de tal forma que, se Trump cometer outro ato insensato e reiniciar a guerra, as consequências certamente serão muito mais devastadoras e amargas para os Estados Unidos do que no primeiro dia do conflito", alertou Mohammad Bagher Ghalibaf.

Ele fez as declarações após reunião com o chefe do Exército paquistanês, Asim Munir, que deixou Teerã neste sábado após visita ligada aos esforços de mediação de Islamabad.

Após mais de um mês de guerra, que deixou milhares de mortos e abalou a economia global, um cessar-fogo está em vigor entre o Irã e os Estados Unidos desde 8 de abril.

O secretário de Estado de Estados Unidos, Marco Rubio, na ceremônia de inauguração de un edifício anexo da embaixada americana em Nova Delhi, Índia, em 23 de maio de 2026.
O secretário de Estado de Estados Unidos, Marco Rubio, na ceremônia de inauguração de un edifício anexo da embaixada americana em Nova Delhi, Índia, em 23 de maio de 2026.
Foto: RFI

Fim da trégua

De acordo com a CBS News, militares americanos estão se preparando para possíveis ataques aéreos durante o fim de semana e na segunda-feira. Na sexta-feira (22), Donald Trump reuniu seus principais assessores para discutir a guerra, informou o site Axios.

O presidente americano também anunciou que não poderá comparecer ao casamento de seu filho mais velho, Don Jr., nas Bahamas neste fim de semana, e que permanecerá em Washington por razões de Estado.

Asim Munir, que chegou a Teerã na sexta-feira, também se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, que, por sua vez, manteve conversas telefônicas com chanceleres da Turquia, Iraque, Omã e Catar, segundo a agência oficial iraniana IRNA.

O emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, conversou por telefone com Trump neste sábado e defendeu a priorização de "soluções pacíficas", de acordo com seu gabinete.

Líbano incluído no cessar-fogo

No Líbano, o Exército anunciou que um ataque aéreo israelense atingiu um quartel no sul do país neste sábado, ferindo um soldado. Israel intensificou os ataques e pediu a retirada de moradores de várias pequenas cidades da região, apesar do cessar-fogo com o movimento pró-iraniano Hezbollah.

Em comunicado, o grupo islâmico apoiado pelo Irã informou que seu líder, Naim Qassem, recebeu uma mensagem do ministro Abbas Araghchi, afirmando que Teerã "não renunciará ao seu apoio aos movimentos que exigem justiça e liberdade, especialmente o Hezbollah".

O texto acrescenta que a mais recente proposta iraniana, enviada a Washington por meio de mediadores paquistaneses que buscam um "fim permanente" da guerra, inclui a exigência de que o Líbano seja contemplado no cessar-fogo.

Com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra