PUBLICIDADE

Mundo

Inundações no Níger matam 51 e expulsam milhares de casa

País africano passa pela estação chuvosa, quando é normal que rios transbordem. Desde o início do mês, mais de 26 mil casas desmoronaram

31 ago 2020 - 15h16
(atualizado às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Casas cercadas pelas inundações no Níger
26/08/2020 @ousseyni_kalil/via REUTERS
Casas cercadas pelas inundações no Níger 26/08/2020 @ousseyni_kalil/via REUTERS
Foto: Reuters

Inundações intensas ocorridas neste mês no Níger mataram 51 pessoas e destruíram milhares de casas depois que chuvas torrenciais fizeram rios transbordarem, disseram autoridades nesta segunda-feira.

As inundações são comuns na estação chuvosa do país, quando rios e córregos transbordantes varrem casas e arrasam plantações.

Desde que elas começaram, no início de agosto, mais de 26 mil casas desmoronaram, matando 37 pessoas, e outras 14 se afogaram, disse o Ministério de Reação Humanitária em um comunicado.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente Mahamadou Issoufou visitou o distrito 5 da capital Niamei, que foi inundado pelo Rio Níger. A água marrom que havia atravessado as casas do moradores ainda os cobria até os tornozelos.

Em um comunicado posterior, Issoufou disse que medidas urgentes são necessárias para apoiar as 281 mil pessoas afetadas pelas inundações em todo o país.

Em grande parte deserto, o Níger é um dos países menos desenvolvidos do mundo.

Até o início de 2020, mais de 2,9 milhões de pessoas estavam necessitadas de ajuda humanitária devido à insegurança, às inundações cíclicas, às doenças epidêmicas, às secas e ao deslocamento, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade