PUBLICIDADE

Mundo

Inundações deixam mais de 10 mortos na ilha da Sicília

Entre as vítimas estão nove pessoas de uma mesma família

4 nov 2018 - 10h21
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Inundações provocadas pelas fortes chuvas que atingem a Itália desde o início da semana passada mataram ao menos 12 pessoas na ilha da Sicília, no sul do país, neste domingo (4).

A casa em Casteldaccia onde nove pessoas morreram afogadas
A casa em Casteldaccia onde nove pessoas morreram afogadas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Até o momento, cerca de 30 indivíduos já morreram por causa do mau tempo na Itália desde a última segunda-feira (29). Em Casteldaccia, na província siciliana de Palermo, nove pessoas da mesma família faleceram após a cheia do rio Milicia inundar uma casa de aluguel onde elas passavam o feriado de Todos os Santos.

Entre as vítimas estão uma menina de um ano, Rachele Giordano, e seu irmão, um adolescente de 15, Federico Giordano, e um menino de três, Francesco Rughò. "Ele era lindo, era meu coração, e agora não está mais aqui", disse Luca Rughò, pai de Francesco.

Ele também perdeu na tragédia a esposa, Monia Giordano, 40, a mãe, Nunzia Flamia, 65, os sogros, Antonio Giordano, 65, e Matilde Comito, 57, e um cunhado, Marco Giordano, 32. Luca só escapou porque tinha saído com a filha, Manuela, e a sobrinha, Asia, ambas adolescentes, para fazer compras.

A nona vítima é Stefania Catanzaro, 32, mãe de Rachele e Federico e esposa de Giuseppe Giordano, homem que escapou da inundação ao subir em uma árvore. Giuseppe também é filho do casal Antonio e Matilde.

"Uma tragédia enorme nos atingiu. Não conseguimos ainda entender como isso pôde ter acontecido", declarou o prefeito de Casteldaccia, Giovanni Di Giacinto. Segundo o procurador Ambrogio Cartosio, que sobrevoou a área, algumas casas pareciam não respeitar a distância mínima de 150 metros da margem do rio.

"Mas ainda estamos avaliando se os imóveis envolvidos foram construídos no respeito das leis e com as permissões necessárias", afirmou.

Outras vítimas

Também na província de Palermo, um homem morreu quando seu carro foi tomado pela cheia do rio San Leonardo, em Vicari. Ele tinha acabado de resgatar um jovem que estava preso em um posto de gasolina, mas quando a água invadiu seu automóvel, apenas o indivíduo socorrido conseguiu escapar.

Além disso, um médico de 40 anos que se dirigia ao trabalho em Corleone está desaparecido. O prefeito de Palermo, Leoluca Orlando, determinou dois dias de luto pelas vítimas do mau tempo na província homônima.

Já na cidade de Cammarata, província de Agrigento, um homem e uma mulher que viviam na Alemanha também morreram após uma inundação atingir o carro onde estavam.

"Convocarei o Conselho dos Ministros para deliberar sobre o estado de emergência, que incluirá a destinação dos primeiros recursos e as intervenções necessárias", afirmou no Facebook o premier Giuseppe Conte, que sobrevoou as áreas atingidas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade