PUBLICIDADE

Mundo

Holandeses comemoram 20º aniversário de primeiros casamentos gays do mundo

1 abr 2021 - 11h30
Compartilhar
Exibir comentários

Vinte anos atrás, o casal holandês formado por Gert Kasteel e Dolf Pasker fez história ao protagonizar o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo legalmente reconhecido do mundo na Holanda.

Gert Kasteel e Dolf Pasker, casal holandês que protagonizou o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo legalmente reconhecido do mundo
31/03/2021 REUTERS/Piroschka van de Wouw
Gert Kasteel e Dolf Pasker, casal holandês que protagonizou o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo legalmente reconhecido do mundo 31/03/2021 REUTERS/Piroschka van de Wouw
Foto: Reuters

Eles estiveram entre os quatro casais gays --três masculinos e um feminino-- a ser casados pelo prefeito de Amsterdã pouco depois da meia-noite de 1º de abril de 2001.

Nesta quinta-feira, eles comemoraram o vigésimo aniversário de seus matrimônios em grupos pequenos ou em casa devido às regras de distanciamento social da Covid-19, que proíbem aglomerações.

"É mais agradável dizer às outras pessoas 'ele é meu marido, é meu homem'", disse Dolf, sentado ao lado de Gert enquanto os dois folheavam um álbum de fotos e recortes de jornais do casamento, que rendeu manchetes em todo o mundo. "Isso me ajudou a me aceitar."

Todos os quatro casamentos gays passaram pelo teste do tempo. Um dos maridos, Frank Wittebrood, morreu de infarto em 2011 aos 55 anos.

Aqueles que participaram recordaram com orgulho de como mudaram a história legalmente.

"Pessoas me disseram que a Holanda seria o primeiro e o último país (a aprovar o casamento homossexual), 'o resto do mundo não seguirá vocês'", contou Henk Krol, parlamentar que apoiou o projeto de lei quando ele foi aprovado pelo Parlamento holandês em 2000.

"Quase 30 países do mundo seguiram o exemplo holandês."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade